Notícias Setor Saúde

FEHOSUL instala Conselho de Relações de Trabalho e Sindicais 

Na manhã do dia 21, a Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) instalou o seu novo órgão denominado Conselho de Relações de Trabalho e Sindicais (CRTS/RS), em parceria com a Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde). O vice-presidente da CNSaúde e deputado federal, Pedro Westphalen e o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, prestigiaram a abertura da atividade. O encontro antecedeu a palestra de Marinho no evento Seminários de GestãoAs Reformas e a Sustentabilidade do Setor da Saúde, promovido pela FEHOSUL e realizado no mesmo dia, no período da tarde, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Dentre as prerrogativas do CRTS/RS estão a promoção de estudos da legislação e da jurisprudência trabalhista, previdenciária e sindical; formulação de estratégias de ação e sugestão de aprimoramentos legislativos; orientação e aprimoramento do ambiente negocial coletivo; e ainda, a busca por maior coesão na aplicação da legislação e normas da esfera trabalhista, sindical e previdenciária.

Ações colaborativas

O presidente da FEHOSUL, Cláudio Allgayer, fez um alerta aos dirigentes e técnicos de hospitais, clínicas e laboratórios presentes: “como entidade representativa do setor, devemos contribuir com o atual governo federal, que vem tendo um comprometimento com o Brasil, como outros governos não tiveram no passado. A participação de vocês neste Conselho [Relações de Trabalho e Sindicais], terá papel fundamental para a construção de soluções que impactam a sustentabilidade de nossas organizações. Este canal, também servirá para levar aos nossos filiados, a orientação correta referente às iniciativas de modernização e desburocratização que estão sendo implementadas. Muitas novidades estão surgindo, e precisamos estar atentos às novas leis, normas e regras que estão surgindo a partir da implementação das reformas em curso e entendimentos do judiciário. ”

Allgayer enalteceu o trabalho da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), da qual a FEHOSUL é filiada. “A gestão do presidente Breno Monteiro tem possibilitado uma maior visibilidade de nossas demandas junto aos poderes, com canais de diálogo importantes. A ideia é que, através deste Conselho [CRTS/RS], inaugurado hoje, disponibilizemos um braço de apoio ao trabalho que a CNSaúde vem fazendo em Brasília, fornecendo subsídios como dados e informações, estudos e sugestões”, destaca Allgayer.

Rogério Marinho

Rogério Marinho relatou aos presentes o trabalho integrado no Ministério da Economia (no início do governo Bolsonaro, foi extinto o Ministério do Trabalho, Emprego e Previdência, sendo incorporado ao da Economia) e as múltiplas medidas, de natureza infralegal que estão sendo impulsionadas pelo governo federal.

Segundo Marinho “somente no primeiro semestre do corrente ano, o PIB público decresceu em 0,5% ao passo que o PIB da área privada cresceu 2%”, afirmou. “Nosso esforço visa reduzir a dívida pública, reformar a Previdência, estabelecer novo pacto federativo, implementar profunda reforma administrativa e tornar realidade microreformas de ordem infralegal, entre outras medidas. Estas iniciativas estão melhorando o ambiente de negócios no país”, afirmou Marinho.

Bruno Sobral e Clóvis Queiroz

Estiverem presentes ainda, por parte da CNSaúde, Bruno Sobral (Diretor Executivo da CNSaúde) e Clóvis Queiroz (Coordenador do Conselho de Relações do Trabalho e Sindicais da CNSaúde). Pela FEHOSUL, Shirlei Gazave (Relações com o Mercado) e José Pedro Pedrassani (Coordenador Jurídico da FEHOSUL).

Bruno Sobral destacou o papel de pioneirismo da FEHOSUL e apresentou ações da CNSaúde que podem ser “alimentadas” a partir do trabalho do novo Conselho criado no RS. “Estamos em constante diálogo com os poderes em Brasília. Diversas NR´s [Normas Regulamentadoras] necessitam de subsídios para melhor compreensão dos receptores. Os impactos das mudanças em nossos segmentos precisam estar claros e transparentes. O momento de nos posicionarmos é este, pois o governo é altamente capacitado e técnico. Estamos observando no governo uma grande receptividade para receber sugestões. Precisamos, portanto, ter embasamento e assertividade naquilo que apresentamos”, disse Sobral.

Clóvis Queiroz apresentou ações que a CNSaúde vem empreendendo em defesa dos estabelecimentos de saúde, abordando estudos e dados sobre segurança do trabalho, relações sindicais e relacionamento com o mercado. “Fico à inteira disposição para dialogar e trocar informações sobre assuntos que envolvem as relações trabalhistas, sindicais, econômicas e de financiamento. Acredito que podemos construir um grupo coeso para avançar na busca por soluções de entraves que atingem praticamente a totalidade das instituições de saúde”, disse Queiroz.

“Um dos pontos mais urgentes é com relação às gestantes e lactantes e os entendimentos que a justiça e a sociedade têm tido a respeito do tema. Como todos sabemos, ¾ da nossa força de trabalho é composta por mulheres, muitas destas, em idade de gestação. A mídia, de forma geral, também precisa ser melhor informada, há muita desinformação e mitos que precisam ser combatidos. O CRTS, assim como outros órgãos em nossas Federações que compõem o Sistema CNSaúde, surge para alinharmos estratégias de atuação frente a este tema, dentre outros que repercutem em nosso setor”, disse Queiroz.

CRTS/RS: Para poder participar do Conselho, é necessário que instituição de saúde esteja em dia com as Contribuições FEHOSUL/AHGRS. Saiba mais pelo email administrativo@fehosul.org.br

ANÚNCIO

ANÚNCIO

ANÚNCIO

ANÚNCIO

Notícia de último minuto!

AQUI O TEXTO DA NOTÍCIA.... 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Quisque eleifend congue semper. Suspendisse dignissim ullamcorper nisi vitae convallis. Sed suscipit euismod iaculis. Sed eget sem ac enim auctor luctus. Quisque fringilla tempor nisi, id sagittis nulla sodales ac. Fusce vehicula arcu sed erat commodo, in dignissim eros porta. Sed blandit malesuada arcu at porta. Integer placerat tellus ut arcu feugiat consequat. Morbi elementum ac libero vitae luctus. Praesent viverra, neque eu accumsan vehicula, lorem augue sollicitudin diam, ac euismod erat erat iaculis neque.

You have Successfully Subscribed!