Notícias Setor Saúde

FEHOSUL e FEDERAÇÃO DAS SANTAS CASAS se reúnem com Governo para tratar repasses do IPE-Saúde

A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) e a Federação das Santas Casas estiveram reunidos com representantes do governo do Rio Grande do Sul, em uma videoconferência, realizada no início da tarde do dia 13.  A pauta principal foi o repasse pelo IPE-SAÚDE dos valores remuneratórios nos meses de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Uma das principais preocupações das entidades representativas dos prestadores de serviços de saúde é o atual cenário de insuficiência de recursos para o fluxo de caixa regular dos hospitais, clínicas e laboratórios, agravado pelos crônicos e recorrentes atrasos na quitação das faturas por parte do IPE-Saúde.

Repasse de R$ 185 milhões

Representantes do governo afiançaram garantir repasse mensal de R$ 185 milhões aos prestadores de serviços. Para o presidente da FEHOSUL, Cláudio Allgayer (foto acima), a quantia não atende as demandas atuais dos prestadores de serviços gaúchos. “A única certeza dada foi o de assegurar o pagamento mensal de 185 milhões de reais por mês a todos os prestadores, a partir de maio”, disse, referindo-se ao valor exposto pelo presidente da autarquia, Marcus Vinicius (foto abaixo) e corroborado pelos secretários Marco Aurélio Cardoso (Fazenda) e Leany Lemos (Planejamento).

Negociação continua

Na reunião, por outro lado, a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Leany Lemos, foi sensível ao apelo das entidades de continuar buscando uma solução para o tema, com mais dados e estudos de cenários, em parceria com as entidades. Allgayer reforçou: “como muitas cirurgias e outros procedimentos eletivos  foram cancelados, em virtude do distanciamento social imposto aos cidadãos, a queda nos quantitativos produzidos pelas instituições chega ao índice preocupante de 60%. Justamente em um momento em que os custos dos estabelecimentos disparam em virtude do aumento de preços de insumos e equipamentos, como os de proteção (EPI´s)”, explicou Allgayer. O presidente da FEHOSUL ressaltou que “todos os prestadores continuam oferecendo ao Ipe-Saúde a mesma gama de serviços, com os mesmos profissionais à disposição dos mais de 1 milhão de beneficiários do plano de saúde”.

Presidente do Ipe-Saúde, Marcus Vinicius

Demais demandas e pedido para pagamento antes do dia 4 de cada mês

“ As demais demandas de nossas entidades (a) quitação, mesmo parcial e progressiva das dívidas existentes (600 milhões); (b) o pagamento aos prestadores pela média histórica, mesmo sem produção (que caiu em 60% a partir da competência março), como já se assegurou no SUS, e (c) a possibilidade dos prestadores assumirem empréstimo bancário no valor de seus créditos junto ao Ipe-Saúde, com assunção dos juros pelo Estado – a exemplo do Funafir – não mereceram resposta positiva do Governo neste momento. Na reunião solicitamos que o primeiro pagamento em cada mês ocorra até o quarto dia útil (como já ocorreu em abril). O Governo ficou de verificar a possibilidade deste pedido [feito pelo Diretor-geral do Hospital Divina Providência, José Clóvis Soares]. Nova reunião será realizada em duas semanas”, completou Allgayer.

Estudos jurídicos

Outro ponto importante na reunião foi que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) comprometeu-se a concluir os estudos jurídicos sobre o programa de securitização da dívida da autarquia junto aos prestadores, até o final do mês, entregando seu parecer ao IPE-Saúde e à Secretaria da Fazenda.

Participaram da reunião o presidente do IPE-Saúde, Marcus Vinicius de Almeida; a secretária da Seplag, Leany Lemos; o secretário adjunto da SEPLAG, Gilberto Pompilio de Melo Filho;  o presidente da FEHOSUL, Cláudio Allgayer, o Procurador-Geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa; o secretário da Fazenda, Marco Aurélio Santos Cardoso; o Diretor-geral do Hospital Divina Providência, José Clóvis Soares; o diretor financeiro da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Ricardo Englert; o presidente e a secretária da Federação das Santas Casas, André Emílio Lagemann e Elita Cofferri Herrmann e o subsecretário do Tesouro do Estado, Bruno Queiroz Jatene.

ANÚNCIO

ANÚNCIO

ANÚNCIO

ANÚNCIO

Notícia de último minuto!

AQUI O TEXTO DA NOTÍCIA.... 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Quisque eleifend congue semper. Suspendisse dignissim ullamcorper nisi vitae convallis. Sed suscipit euismod iaculis. Sed eget sem ac enim auctor luctus. Quisque fringilla tempor nisi, id sagittis nulla sodales ac. Fusce vehicula arcu sed erat commodo, in dignissim eros porta. Sed blandit malesuada arcu at porta. Integer placerat tellus ut arcu feugiat consequat. Morbi elementum ac libero vitae luctus. Praesent viverra, neque eu accumsan vehicula, lorem augue sollicitudin diam, ac euismod erat erat iaculis neque.

You have Successfully Subscribed!