Com todas essas razões, o então presidente da AHRGS, Dr. Cláudio José Allgayer, decidiu em, 1989, transformar as secções regionais da entidade hospitalar em sindicatos patronais autônomos, representativos da categoria de hospitais, clínicas e laboratórios, nas diferentes regiões de nosso Estado.
O primeiro sindicato constituído sob este movimento foi o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Região Serrana, com sede em Cruz Alta, fundado no dia 17 de dezembro de 1988, que elegeu como seu primeiro presidente o médico Pedro Bandarra Westphalen, atual deputado estadual e na época Diretor do Hospital Santa Lúcia.
Subsequentemente, nos três meses seguintes foram criados mais quatro Sindicatos regionais de hospitais e estabelecimentos de saúde, os quais constituíram, nos termos da legislação, o núcleo que formatou na fundação da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), ocorrida a 9 de março de 1989, tendo como seu primeiro presidente o então presidente da AHRGS, o médico Dr. Cláudio José Allgayer.
Atualmente, a FEHOSUL é constituída por 11 sindicatos filiados, os quais apresentam base territorial que abrange todo o Rio Grande do Sul.
ANÚNCIO
ANÚNCIO
ANÚNCIO
ANÚNCIO
